7 tipos comuns de polímeros usados para injeção plástica.

Leonardo Schleich
Por Leonardo Schleich
Eng. Mecânico.
Publicado em 6 de Novembro de 2022

Neste material estão alguns dos tipos de plásticos mais usados no processo de injeção e algumas de suas propriedades e benefícios para várias indústrias e aplicações.

1. Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS)

É um dos plásticos mais comuns usados ​​na produção de peças OEM e na fabricação de impressão 3D.

As propriedades químicas do plástico ABS proporcionam um ponto de fusão relativamente baixo e uma baixa temperatura de transição vítrea, o que significa que pode ser facilmente derretido e moldado em diferentes formas durante o processo de moldagem por injeção. O ABS pode ser derretido e remodelado repetidamente sem degradação química significativa, tornando o plástico reciclável.
O ABS é relativamente seguro de manusear, pois esfria e endurece. Isso o torna um dos plásticos mais fáceis de manusear, usinar, pintar, lixar, colar ou manipular. Outros benefícios dos produtos feitos de plástico ABS incluem:

  • Forte resistência ao impacto
  • Forte resistência ao calor
  • Alta resistência à tração
  • Absorção de choque
  • Resistência a arranhões
  • Baixo custo


2. Polipropileno (PP)

O polipropileno (PP) é um polímero de adição termoplástico, que é usado predominantemente em aplicações de moldagem por injeção. O PP é barato e de fácil acesso, e devido à sua propriedade semicristalina possui uma alta resistência à flexão.

Principais Benefícios: O PP é resistente à absorção de umidade e tem uma superfície muito escorregadia que o torna um bom substituto para outros plásticos em uma variedade de aplicações de baixo atrito. As propriedades do polipropileno são semelhantes às do polietileno, mas o PP é um pouco mais duro e mais resistente ao calor.


 

3. Policarbonato (PC)
Os termoplásticos de policarbonato são materiais altamente versáteis e capazes, ideais para a produção de componentes encontrados em uma ampla gama de mercados e aplicações. A qualidade da superfície desses materiais oferece alto valor estético e funcionalidade avançada. As aplicações típicas incluem: Caixas de equipamentos, componentes automotivos, equipamentos de iluminação, suportes e componentes estruturais, lentes de óculos, tubulação médica, conectores e isoladores elétricos.
 

4. Poliamida (PA)
É um material versátil, durável e flexível frequentemente usado como uma alternativa mais acessível a outros materiais como seda, borracha e látex. Os benefícios materiais da poliamida de nylon incluem: Alta temperatura de fusão, baixa fricção, alta resistência à tração e resistência a produtos químicos e abrasões.

5. Cloreto de Polivinila (PVC)

Este é um polímero de plástico sintético altamente popular e versátil. É um dos tipos mais populares de plástico que tem diferentes formas para máxima flexibilidade. A forma mais macia e maleável é usada em uma ampla gama de embalagens de alimentos, embalagens de bebidas, têxteis, letreiros de vinil publicitário e rotulagem. O material também é usado para revestir a fiação de cobre devido às suas excelentes propriedades isolantes. Em sua forma mais rígida, o PVC é um bom material para garrafas de bebidas, brinquedos infantis e canos de água.

 

6. Polietileno de alta densidade (PEAD) e Polietileno de Baixa Densidade (PEBD)

O PEAD é um tipo de plástico feito de petróleo. Ele oferece aos clientes uma alta relação resistência/densidade e é frequentemente usado para fabricar tubos de água e gás, garrafas plásticas para bebidas, pacotes de xampu e condicionador e bombas dispensadoras para cosméticos e cremes de beleza. O PEAD também possui excelentes propriedades de isolamento, por isso é comumente usado onde produtos refrigerados ou congelados precisam permanecer a uma temperatura constante enquanto são transportados para onde precisam estar. O LDPE é outro termoplástico comum feito de petróleo. É flexível com alta ductilidade e baixa resistência à tração. O PEBD é usado para fazer sacolas plásticas, sacos de lixo, bandejas de alimentos, componentes de computador e pisos. É leve e fácil de manter limpo devido ao seu acabamento de superfície lisa.
 

 

7. Poliestireno (PS)

Este é um dos tipos de plástico comumente usados ​​como embalagem para itens delicados enquanto estão em trânsito. Também pode ser usado para copos descartáveis ​​e dispositivos médicos de uso único. O poliestireno é naturalmente transparente, macio e resistente a danos causados ​​por impactos repentinos, razão pela qual é um material de embalagem de proteção tão valorizado. Como outros polímeros, pode ser moldado em qualquer forma, tamanho e cor.

 

 

 

Posts relacionados

Entenda passo a passo como funciona o processo de injeção plástica e suas variáveis, desde o fechamento do molde até a extração da peça plástica. Por: Leonardo Schleich | 6 de Setembro de 2020
A modelagem por sopro é um processo de fabricação específico pelo qual peças plásticas ocas são formadas e podem ser unidas(untadas). Em geral, existem dois tipos principais de moldagem por sopro: Sopro por extrusão e sopro por injeção(injection blow molding). Por: Leonardo Schleich | 6 de Setembro de 2020
Fale Conosco pelo WhatsApp