7 tipos comuns de polímeros usados para injeção plástica.

Leonardo Schleich
Por Leonardo Schleich
Eng. Mecânico.
Publicado em 23 de Novembro de 2022

Neste material estão alguns dos tipos de plásticos mais usados no processo de injeção e algumas de suas propriedades e benefícios para várias indústrias e aplicações.

1. Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS)

É um dos plásticos mais comuns usados ​​na produção de peças OEM e na fabricação de impressão 3D.

As propriedades químicas do plástico ABS proporcionam um ponto de fusão relativamente baixo e uma baixa temperatura de transição vítrea, o que significa que pode ser facilmente derretido e moldado em diferentes formas durante o processo de moldagem por injeção. O ABS pode ser derretido e remodelado repetidamente sem degradação química significativa, tornando o plástico reciclável.
O ABS é relativamente seguro de manusear, pois esfria e endurece. Isso o torna um dos plásticos mais fáceis de manusear, usinar, pintar, lixar, colar ou manipular. Outros benefícios dos produtos feitos de plástico ABS incluem:

  • Forte resistência ao impacto
  • Forte resistência ao calor
  • Alta resistência à tração
  • Absorção de choque
  • Resistência a arranhões
  • Baixo custo


2. Polipropileno (PP)

O polipropileno (PP) é um polímero de adição termoplástico, que é usado predominantemente em aplicações de moldagem por injeção. O PP é barato e de fácil acesso, e devido à sua propriedade semicristalina possui uma alta resistência à flexão.

Principais Benefícios: O PP é resistente à absorção de umidade e tem uma superfície muito escorregadia que o torna um bom substituto para outros plásticos em uma variedade de aplicações de baixo atrito. As propriedades do polipropileno são semelhantes às do polietileno, mas o PP é um pouco mais duro e mais resistente ao calor.


 

3. Policarbonato (PC)
Os termoplásticos de policarbonato são materiais altamente versáteis e capazes, ideais para a produção de componentes encontrados em uma ampla gama de mercados e aplicações. A qualidade da superfície desses materiais oferece alto valor estético e funcionalidade avançada. As aplicações típicas incluem: Caixas de equipamentos, componentes automotivos, equipamentos de iluminação, suportes e componentes estruturais, lentes de óculos, tubulação médica, conectores e isoladores elétricos.
 

4. Poliamida (PA)
É um material versátil, durável e flexível frequentemente usado como uma alternativa mais acessível a outros materiais como seda, borracha e látex. Os benefícios materiais da poliamida de nylon incluem: Alta temperatura de fusão, baixa fricção, alta resistência à tração e resistência a produtos químicos e abrasões.

5. Cloreto de Polivinila (PVC)

Este é um polímero de plástico sintético altamente popular e versátil. É um dos tipos mais populares de plástico que tem diferentes formas para máxima flexibilidade. A forma mais macia e maleável é usada em uma ampla gama de embalagens de alimentos, embalagens de bebidas, têxteis, letreiros de vinil publicitário e rotulagem. O material também é usado para revestir a fiação de cobre devido às suas excelentes propriedades isolantes. Em sua forma mais rígida, o PVC é um bom material para garrafas de bebidas, brinquedos infantis e canos de água.

 

6. Polietileno de alta densidade (PEAD) e Polietileno de Baixa Densidade (PEBD)

O PEAD é um tipo de plástico feito de petróleo. Ele oferece aos clientes uma alta relação resistência/densidade e é frequentemente usado para fabricar tubos de água e gás, garrafas plásticas para bebidas, pacotes de xampu e condicionador e bombas dispensadoras para cosméticos e cremes de beleza. O PEAD também possui excelentes propriedades de isolamento, por isso é comumente usado onde produtos refrigerados ou congelados precisam permanecer a uma temperatura constante enquanto são transportados para onde precisam estar. O LDPE é outro termoplástico comum feito de petróleo. É flexível com alta ductilidade e baixa resistência à tração. O PEBD é usado para fazer sacolas plásticas, sacos de lixo, bandejas de alimentos, componentes de computador e pisos. É leve e fácil de manter limpo devido ao seu acabamento de superfície lisa.
 

 

7. Poliestireno (PS)

Este é um dos tipos de plástico comumente usados ​​como embalagem para itens delicados enquanto estão em trânsito. Também pode ser usado para copos descartáveis ​​e dispositivos médicos de uso único. O poliestireno é naturalmente transparente, macio e resistente a danos causados ​​por impactos repentinos, razão pela qual é um material de embalagem de proteção tão valorizado. Como outros polímeros, pode ser moldado em qualquer forma, tamanho e cor.

 

 

 

Posts relacionados

Entenda passo a passo como funciona o processo de injeção plástica e suas variáveis, desde o fechamento do molde até a extração da peça plástica. Por: Leonardo Schleich | 23 de Setembro de 2020
A modelagem por sopro é um processo de fabricação específico pelo qual peças plásticas ocas são formadas e podem ser unidas(untadas). Em geral, existem dois tipos principais de moldagem por sopro: Sopro por extrusão e sopro por injeção(injection blow molding). Por: Leonardo Schleich | 23 de Setembro de 2020
Fale Conosco pelo WhatsApp